O roteiro de
longa-metragem de ficção “Reverso – Fantasma e Escuridão” é uma adaptação do
livro homônimo de Izis Negreiros lançado em 2019, pela Camafeu Publication. O
roteiro contemplado pelo Edital Conexões Culturais – Lei Aldir Blanc –
Audiovisual 2020, a obra foi desenvolvida para participar de
rodadas de negócio, fundo de investimento e Labs a fim de buscar investimento
para a viabilização da produção e assim, possa contribuir para o
aquecimento do setor do audiovisual no mercado brasileiro.
Com estória ambientada nos anos 60, “Reverso – Fantasma e Escuridão” aborda a
questão das formas de amar diante da dificuldade de viver o amor em tempos de
violência. Essa fase “pedaços” é representada sempre como
uma casa em construção através dos aspectos psicológicos aos quais os
personagens Johnny, Evaristo e Almiramar estão
inseridos após presenciarem uma briga na adolescência.
Monday, November 15, 2021
ENTRE NÓS DOIS - 3a Edição 2021

Sunday, November 14, 2021
NO PAÍS DAS AMAZONAS
Entre os dias 23 a 25 de novembro, das 8hs às 17hs, na Escola Estadual Zima Lira Cabral 2 – Comunidade Novo Céu (Autazes) e no Clube Municipal (Urucará) será realizado a exposição “No país das Amazonas” de Izis Negreiros. A visitação será aberta ao público com entrada gratuita. Ao todo serão expostas 50 obras produzidas em 2021, na zona rural dos municípios de Urucará e Autazes. Seguindo o protocolo sanitário do COVID-19, o espaço será limitado à circulação de pessoas.
Izis Negreiros além de ser produtora audiovisual e escritora possui uma trajetória de fotografar still, seu trabalho pode ser conferido em diversas capas e cartazes, mas dessa vez ela emprestou o talento para homenagear através da arte visual mulheres comuns que vivem o dia a dia real no interior do Amazonas. Para Izis, esse registro foi de grande importância para compreender que é preciso valorar o ser humano que se dispõe a tirar a subsistência da roça, do campo e dos rios para si e para os outros.
A Amazônia vive em constante transformação, seja ela estrutural ou cultural, onde ainda podemos observar a crescente formação dos povos que nela habitam, porém, nunca se somou a isso o mérito da mulher interiorana que nela reside, assim como pouco se registrou a beleza que está além dos corpos esculturais das belas caboclas, que fazem desse cenário e unificam a diversidade e a multiculturalidade feminina atual das amazônidas. Além da exposição “No país das amazonas” será ofertado aos visitantes o calendário de 2022, contendo fotos selecionadas da exposição onde aborda um breve resumo do surgimento das cidades de Autazes e Urucará. O projeto “No país das amazonas” foi contemplado com recurso da Lei Aldir Blanc com o Prêmio Encontro das Artes do Governo do Estado do Amazonas, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.
Friday, September 10, 2021
NAS FRANJAS DE LINDÚ
Lindú é intempestiva e por causa disso aos 6 anos foi enviada para o colégio interno para ser educada por freiras. A imprevisibilidade de Lindú a fez perder diversas férias com a família. Durante o período no internato ela também não se dava conta que esquecia detalhes enquanto ficava mais velha, ao mesmo tempo em que conflitava o não pertencimento a lugar nenhum e querer ser outra pessoa. Quando Lindú, finalmente, ganha férias é que ela percebe o quanto é tortuoso voltar para casa. Então ela precisa reaprender o caminho a partir “do seu eu” de outrora e para isso é preciso se conectar as estórias incríveis do seu avô Dudu que são ligadas há um passado presente, mas que aos poucos se tornou fragmentado e assim resgatar a memória afetiva ao ser apresentada a ponte do destino através da janela (quadro) do tempo.
Subscribe to:
Posts (Atom)