Friday, November 30, 2012

ETICAMENTE CORRETO

Quando me refiro à questão eticamente correto, estou referindo-me na conciliação da fé e a razão, a primeira pertencente ao amor de Deus e a segunda na minha própria visão do que pode e o que não pode ser aceito por Ele para o aprimoramento da conduta moral do homem. Mas, às vezes eu realmente gostaria de entender o que passava na mente dos filósofos quando eles começaram a questionar a forma de como o homem pode viver no mundo respeitando o verdadeiro significado da ética ao impor padrões morais à vida, sendo que muitos deles foram criados pelo homem em nome de Deus e não por Deus, pois Ele deu ao homem a liberdade da consciência para que ele pudesse respeitar a si próprio e assim, alcançar a verdade que existe dentro dele.

A vida seria perfeita, se o que falássemos realmente pudesse ser posto em pratica, isso levaria o homem à perfeita consciência de praticar sempre bons atos em prol do seu próximo, pois a ética e a moral é o questionamento perfeito para retratar o caráter do homem nesse aspecto, mas ao mesmo tempo elas são complexas quando adentramos na forma como o homem pensa o mundo em que vive. Então vamos sair do que seria o ideal e entrar para realidade, onde o homem prega o valor do ato imposto pelo padrão, mas não o pratica no dia a dia. A partir desta linha de pensamento o homem poderia sim, repensar o ambiente em que vive e o tornando melhor, respeitando seus limites e os dos outros, não sendo perfeito, mas tomando atitudes imparciais e refletir sobre tudo.  É inegável reconhecer, mas quando o homem toma consciência do que ele pode e o que não pode fazer sem estar amarrado aos questionamentos morais da sociedade, ele dá um passo para o conhecimento e a pratica da verdadeira libertação do pensamento do mundo em que vive, deixando-o assim melhor para as gerações futuras.

Se você quer mudar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior” 
                            Dalai Lama
 

No comments: